SERTÃ: Distribuição elétrica em BT poderá ter novos contornos

Concurso para concessão da distribuição elétrica em baixa tensão (BT) está a ser preparado e município da Sertã toma posição

SERTÃ: Distribuição elétrica em BT poderá ter novos contornos

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) pediu o contributo dos Municípios e comunidades intermunicipais relativamente ao concurso para concessão da distribuição elétrica em baixa tensão (BT). O contrato que existia tem sido constantemente renovado até haver novo concurso, estando o mesmo a ser preparado.
A concessão é municipal mas o concurso é organizado agrupando municípios para que possa existir interesse por parte dos operadores.
Esta informação foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, na última reunião do executivo municipal de 10 de março, tudo porque, chegados a este ponto, a situação pode ser prejudicial para este concelho. Se até agora existia apenas uma concessão nacional, agora a ideia é dividir o país em três concessões, ou seja três concursos diferentes, logo possíveis variações de preços, explicou:

Para o presidente da câmara esta situação “é uma violação grave do princípio da coesão territorial" e “um recuo relativamente à situação que existia”, se o concurso for para a frente nos termos em que está a ser proposto pela entidade reguladora do setor:

Assim, e temendo uma situação mais penalizadora para a região centro e consequentemente para o concelho da Sertã, a autarquia sertaginense irá tomar uma posição a favor de uma única concessão a nível nacional.

Partilhar: