SERTÃ: Executivo Municipal aprovou protocolo de colaboração com FBA

Minuta do documento a assinar com a Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA) foi aprovada por unanimidade.

 SERTÃ: Executivo Municipal aprovou protocolo de colaboração com FBA

Já não é novidade que a Câmara Municipal da Sertã e a Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA) iriam assinar um protocolo para a promoção do nome de Nuno Álvares Pereira. Na reunião do executivo municipal da Sertã do passado dia 13 de maio foi aprovada, por unanimidade, a minuta desse protocolo. Trata-se da reformulação do documento já existente, principalmente no âmbito das contrapartidas entre as várias partes, informou Carlos Miranda, presidente da autarquia sertaginense:

O autarca reforçou a parceria científica que será estabelecida para a valorização da figura de Nuno Álvares Pereira.
Uma das ideias é fazer passar a mensagem, a nível alargado, de que este santo nasceu em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã. A passagem de um vídeo promocional sobre a Sertã, no início das visitas ao Centro Interpretativo de Aljubarrota, é outra das contrapartidas deste protocolo:

Pretende-se ainda que, no âmbito da valorização de Nuno Álvares Pereira, a Sertã tenha a chancela da referida fundação.
Este é um projeto acarinhado, desde há muito tempo, pelo PSD como relembrou o vereador social democrata Paulo Farinha Luís, mostrando-se assim um apoiante acérrimo de iniciativas que enalteçam esta figura, na sua opinião uma das mais importantes da nossa história e por isso, em torno dela, qualquer experiência que se fizer, terá que ter sucesso, disse. Associar-lhe o nome de Cernache e da Sertã é uma mais-valia:

Para Paulo Farinha Luís, este é o primeiro passo mas não se deve limitar ao financiamento do filme por parte da câmara pois Nuno Álvares Pereira, a região e a vila merecem mais. Ter um Centro Interpretativo em Cernache deve ser um projeto que guie a ação do município sertaginense nesta matéria, aconselhou ainda o vereador:

Todos os processos têm um caminho a percorrer e, para já, é importante que o nome de Cernache do Bonjardim surja associado a Nuno Álvares Pereira e isso foi conseguido, disse o presidente da câmara:

Estão assim a começar a construir-se as bases técnicas e científicas para a criação desse centro que, no entender de Carlos Miranda, complementará o Centro Interpretativo de Aljubarrota. O de Cernache mostrará outra faceta de Nuno Álvares Pereira: o homem, o militar e a figura religiosa, o líder e a figura reverenciada por todos, sustentou o autarca.

Partilhar: