SERTÃ: História de Pedrógão Pequeno retratada em livro

Obra é apresentada dia 14 de agosto.

SERTÃ: História de Pedrógão Pequeno retratada em livro

O livro “Pedrógão Pequeno – uma história milenar”, da autoria de Rui Pedro Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de agosto, no Monte de Nossa Senhora da Confiança, em Pedrógão Pequeno, pelas 18:00.
Esta obra, editada pela Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, com o apoio do Município da Sertã, retrata mais de três mil anos de história de um território que chegou a ser sede de concelho entre os séculos XV e XIX, esclarece a câmara da Sertã em nota enviada à comunicação social.
Como descreve a edilidade, “ao longo de 378 páginas, é possível conhecer melhor os factos e protagonistas de muitos episódios marcantes da história de Pedrógão Pequeno, desde os primeiros povoadores até à atualidade”.
A obra lança também um olhar sobre aspetos menos conhecidos da vida local, aprofundando novas linhas de investigação, que se abriram com a sinalização de vários arquivos existentes na freguesia, designadamente o da Paróquia e o da Santa Casa da Misericórdia. As dimensões social, cultural, económica, religiosa e desportiva são igualmente motivo de atenção neste livro, que dedica algumas das suas páginas às coletividades locais e aos lugares da freguesia, lê-se na mesma nota.
Para José Farinha Nunes, presidente da autarquia sertaginense, que assina o prefácio da obra, “Pedrógão Pequeno merecia uma obra assim, à altura dos seus pergaminhos históricos e que fizesse jus ao seu passado”.

Partilhar: