SERTÃ: Município assinala Dia Internacional da Família

Com a realização de atividades intergeracionais.

SERTÃ: Município assinala Dia Internacional da Família

Assinala-se no próximo dia 15 de maio, o Dia Internacional da Família e o Município da Sertã, em parceria com o CLDS 4G Sertã Envolve, vai promover diversas atividades intergeracionais, em formato virtual, que pretendem incentivar a coesão e o convívio familiar, lê-se numa nota enviada à comunicação social. Esta iniciativa visa sobretudo reforçar a importância do papel da família na base da educação infantil e chamar a atenção para as questões sociais, económicas e demográficas inerentes, acrescenta ainda a câmara.
Assim, está prevista a realização das atividades Peddy Paper, “Vamos Fotografar a Sertã” e a “Cápsula do Tempo”, cujas inscrições decorrem até 14 de maio para o e-mail social@cm-serta.pt .
O Peddy Paper, é uma prova de orientação realizada por equipas que consiste num percurso pedestre que possui perguntas e/ou tarefas em cada um dos vários pontos que o compõem. Os participantes deverão registar o momento através de fotografias e responder às questões colocadas em locais estratégicos e no site do município da Sertã, de modo a potenciar o conhecimento da cultura e património locais. Esta atividade deverá ser realizada nos dias 15 e 16 de maio, sendo que as fotografias e respostas deverão ser enviadas para o e-mail social@cm-serta.pt até 21 de maio.
Por outro lado, a atividade “Vamos Fotografar a Sertã!” consiste em desafiar as famílias a realizar uma atividade em contexto familiar e a fotografar. Poderão realizar piqueniques, andar de bicicleta ou patins, ir à pesca, ler um livro para as crianças, fazer uma caminhada ou percurso pedestre, jogar jogos de tabuleiro, entre outras atividades. As atividades deverão ser registadas em fotografias que poderão ser enviadas para social@cm-serta.pt ou clds4gserta@gmail.com até 21 de maio.
O leque de atividades contempla a Cápsula do Templo que tem como objetivo promover reflexões em família sobre os efeitos que a Covid19 provocou nas famílias e na comunidade. Para o efeito, as famílias deverão escrever uma carta onde descrevam as dificuldades, dúvidas e anseios sentidos a propósito da pandemia. Esta carta deverá ser depositada na Cápsula do Tempo que estará localizada junto à Casa da Cultura da Sertã, de 16 a 30 de maio.
Refira-se ainda que, no âmbito do Dia Internacional da Família, o CLDS 4G Sertã Envolve promove videochamadas e vídeos pré-gravados para minimizar distâncias, aproximando familiares e amigos, contribuindo para minimizar o isolamento social e promover a literacia digital.
O Dia Internacional da Família celebra-se anualmente a 15 de maio, tendo sido instituído em 1994 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Partilhar: