SERTÃ: Nova carreira para Lisboa começou hoje

Município e CIM Médio Tejo desenvolveram esforços para retomar um serviço que terminou há cerca de um ano.

SERTÃ: Nova carreira para Lisboa começou hoje

Já está na estrada a carreira rápida que vai fazer a ligação diária entre Cernache do Bonjardim e Lisboa, com passagem pelos concelhos da Sertã, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere e Tomar. O serviço teve início hoje, dia 10 de maio.
Anteriormente assegurado pela Rodoviária da Beira Interior (RBI), o serviço terminou depois do primeiro desconfinamento. Porque a empresa não o retomou, foram desenvolvidos esforços, por parte do Município da Sertã, para que voltasse a ser realizado. Assim, em sede de Conselho Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo), foi autorizada a exploração provisória desta carreira a outra empresa porque “apesar de todos os esforços em os convencer (RBI) da importância desta carreira, não conseguimos que retomassem o serviço”, explicou à Rádio Condestável (RC), Miguel Pombeiro, secretário executivo desta CIM. Ainda assim, e porque esta empresa era o titular da autorização provisória desta carreira, a CIM Médio Tejo conseguiu que “abdicassem dessa autorização e nos permitissem fazer um ajuste direto com outro operador para que as populações não ficassem privadas deste serviço”, adiantou. O transporte será feito durante “um período piloto”, disse, desejando que “as coisas corram bem, que tenha boa aceitação e que tenha sustentabilidade para se manter”.
Esta carreira “não terá compensações de obrigações de serviço público” e por isso “os custos da operação serão suportados exclusivamente pela bilhética (venda de bilhetes)”, daí a necessidade de que a linha tenha uma boa aceitação, admitiu ainda Miguel Pombeiro.
Esta era uma carreira com muita procura, daí o esforço realizado em a retomar. Igualmente em declarações à RC, José Farinha Nunes explicou que a RBI “pretendia que a câmara comparticipasse uma parte do serviço, mas entretanto surgiu outra empresa com sede no Município da Sertã que se comprometeu a fazer a mesma carreira sem comparticipação alguma da câmara”, sustentou o autarca.
Recorde-se que a retoma deste serviço, e nas condições já descritas, foi um dos assuntos abordados na última sessão da Assembleia Municipal da Sertã, pelo deputado do PSD João Carlos Almeida.
No sentido de ver esclarecidas algumas questões relacionadas com esta matéria, nomeadamente o porquê de ter abdicado do serviço, a Rádio Condestável entrou em contacto com a Transdev, sendo que, até ao momento (11:00) ainda não obtivemos qualquer resposta por parte da empresa. Refira-se que a RBI é uma empresa do grupo Transdev.
Este serviço será assim assegurado, a partir de hoje, pela empresa sertaginense SRT Portugal Bus.

Partilhar: