SERTÃ: Oficinas e Concerto “Cantar a Terra - Segue-me à Capela”

Inscrições abertas para oficinas. Iniciativa é dia 26 de junho.

SERTÃ: Oficinas e Concerto “Cantar a Terra - Segue-me à Capela”

A Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim vai receber, dia 26 de junho, às 18:00, o concerto “Cantar a Terra – Segue-me à Capela”. Este concerto apresentará o trabalho resultante de oficinas de cantares tradicionais (24 e 25 de junho), contextualizados na sua perspetiva funcional, fazendo um périplo não só pelos cantares tradicionais mas também cantares característicos do território.
De acordo com uma nota da Câmara Municipal da Sertã, o espetáculo dirige-se a toda a população e irá contar com a participação dos formandos das oficinas. Os interessados em participar nas oficinas deverão inscrever-se junto da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, pessoalmente ou pelo 274 809 318. As inscrições são limitadas. As oficinas decorrerão no auditório da sede da União de Freguesias no dia 24 de junho (das 21:00 às 23:00) e no dia 25 de junho (das 10:30 às 13:30 e das 15:30 às 18:00). Serão dinamizadas pelo colectivo “Segue-me à Capela”, constituído por sete mulheres que trabalham a música tradicional portuguesa numa perspectiva contemporânea, usando a voz como principal instrumento.
“Cantar a Terra, Segue-me à Capela” tem como objetivos recuperar cantigas e “apanhar o fio da meada ou criar-lhe pontas novas”. As cantigas “nasciam aqui e ali, assim se achasse fazerem falta a qualquer das rodas da vida: a das Estações do Ano, a da semente ao pão, a da nascente à foz, a do nascimento à morte (e mais além, se das almas for verdade serem eternas), e as demais que imitem a forma da terra, que por ser redonda é, afinal, infinita”.
Integra-se no Projeto “Caminhos das Pessoas” da Programação Cultural em Rede do Médio Tejo, que consiste num “programa de seleção de locais e objetos artísticos e culturais, para a valorização e divulgação de bens culturais e patrimoniais, mais concretamente, do património cultural e natural que apresenta um potencial de atratividade e projeção do território”.
Entretanto a autarquia avança que no âmbito dos “Caminhos das Pessoas”, decorrerão no concelho da Sertã as seguintes atividades, que serão divulgadas oportunamente:
- "Baile, Aldara Bizarro" - 14 agosto, 14:00, na Alameda da Carvalha, Sertã
- Workshop e Teatro "O Sítio" - 24 de setembro, 21:00 no Centro Social, Recreativo e Cultural do Vale do Laço e 25 setembro, às 16:00, na ACRAMIOSO – Associação Cultural e Recreativa do Amioso
- Workshop de Arte Urbana para Idosos "Lata 65, Mistaker Maker" – 8 e 9 de outubro às 11:00 e às 14:00 na Sertã.

Partilhar: