
Outrora conhecida como a Capital da Sapatilha devido à realização do Grande Prémio de Atletismo do Pinhal, a freguesia do Troviscal, no concelho da Sertã, recebeu este fim-de-semana o 1º Trail do Troviscal. Tratou-se de uma organização da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Troviscal (ADRCT). A ideia foi voltar a mexer com a população e trazer gente à freguesia através da realização de três provas distintas (trail longo, curto e caminhada).
Manuel Almeida é o responsável pela referida associação e à Rádio Condestável mostrou que acredita que este tipo de atividades porque “está na moda e é o que todos querem", por isso é bom para o turismo e “traz pessoas à região”. Após esta primeira realização, Manuel Almeida agradece os apoios recebidos mas reclama mais, já que sem eles “não conseguimos”.
Paulo Gomes foi o primeiro a cortar a meta após um percurso de 33 km. Apesar de ter considerado o percurso muito longo, “foi corrível e com uma boa gestão fez-se bem”. Quanto ao percurso considerou-o “acessível”, tal como Palmira Quinhama, a primeira mulher a chegar ao fim. Além disso e da dureza da prova, realçou “a paisagem bonita” da região.
Para o presidente da junta do Troviscal, Manuel Figueiredo “foi bom reviver os grandes prémios do Pinhal". Aos microfones da Condestável deixou ainda o desejo de que “o presidente da associação e o futuro presidente de junta sejam capazes de criar a capital do trail no concelho da Sertã”. Com efeito, esta foi uma iniciativa que trouxe gente à região e acabou por ser “o reanimar de uma associação que estava moribunda”, destacou igualmente Manuel Figueiredo.
Com 38 anos de existência a ADRCT quer assim voltar a inovar e trazer para aquele território o trail, uma vertente do atletismo, que tem nos últimos anos conquistado público.
Fotos: Associação do Troviscal