SERTÃ: Pedro Morais/Sílvia Coutinho repetem triunfo no Rali Histórico

Prova percorreu os concelhos da Sertã, Oleiros e Castelo Branco. Terminou na Sertã.

SERTÃ: Pedro Morais/Sílvia Coutinho repetem triunfo no Rali Histórico

Realizou-se no passado sábado, dia 4 de setembro, a 9ª edição do Rali Histórico Vila da Sertã, terceira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica, organizado pela FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
A jornada, apesar de difícil foi do agrado dos pilotos. Participaram quatro dezenas de automóveis, sendo que a dupla Pedro Filipe Morais/Sílvia Coutinho em Ford Fiesta XR2I foram os vencedores. À Rádio Condestável confirmaram que “todos os ralis da Sertã são bons desafios e este em particular foi muito rápido, muito bem montado e agradável”, descreveu Pedro Filipe. Para a navegadora Sílvia Coutinho para além do calor, as médias e os troços muito longos, foram os maiores desafios desta prova.
Mais uma vez uma dupla espanhola consegue um dos três primeiros lugares do pódio. Este ano o segundo lugar foi para a dupla Marco Rodriguez/Sónia Vasquez em Nissan Sunny GTI. Estas provas de regularidade são sempre um grande desafio para as duplas espanholas que estão habituadas a outro tipo de provas, mais planas, mas mesmo assim Marco Vasquez dizia-nos que foi uma prova “muito divertida”. O ritmo acelerado da prova foi o aspeto que considerou mais difícil.
O terceiro lugar ficou na posse da dupla Jorge Coelho/Ivo Tavares em Peugeot 205 GTI. Tendo começado bem, alguns problemas que ainda não conseguiram identificar, levaram a que não conseguissem lutar por um lugar mais alto do pódio.
Após mais de 300 Km´s percorridos nos concelhos da Sertã, Oleiros e Castelo Branca, o balanço foi considerado muito positivo por parte da organização. António Ramos, do Lusitânia Club Automóvel, confirmou que a prova “correspondeu às nossas expetativas em termos de competitividade uma vez que houve uma enorme luta pelos lugares cimeiros durante toda a prova o que demonstrou que o rally esteve bem montado e esquematizado”.
Promovido pelo Lusitânia Automóvel Clube com o apoio do Município da Sertã, para além da participação dos praticantes mais credenciados desta valência automobilística a nível nacional, contou ainda com a participação de cinco equipas espanholas.
A organização destacou ainda “o magnífico trabalho realizado pelos Municípios da Sertã e de Oleiros na requalificação das estradas florestais”, o que faz com que “o Rali Histórico Vila da Sertã seja ímpar a nível internacional, nas excelentes vias que proporciona para a realização deste tipo de prova.
Esta teve uma 1ª secção que ligou a Sertã a Cernache do Bonjardim, numa extensão de 112,23 kms, contemplando a mesma seis provas especiais de classificação.

Partilhar: