SERTÃ: Programa de Revitalização do Pinhal Interior em análise

Sessão “Programa de Revitalização do Pinhal Interior – Presente e Futuro” acontece na Sertã, na próxima segunda-feira, 19 de abril, a partir das 10:00.

SERTÃ: Programa de Revitalização do Pinhal Interior em análise

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Coesão e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e conta com o apoio do Município da Sertã.
Como relembra a Câmara Municipal da Sertã em nota enviada à comunicação social, esta sessão decorre três anos após a aprovação do referido programa pelo Governo e tem como primordiais objectivos fazer o balanço da implementação do Programa de Revitalização do Pinhal Interior e perspectivar o seu futuro, identificando projectos prioritários para a região. Contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial e dos Secretários de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, do Desenvolvimento Regional e da Valorização do Interior.
Inicialmente prevista para dia 26 de março, a sessão foi alvo de reagendamento, motivado pela limitação de circulação. Devido às restrições decorrentes da pandemia, a sessão decorrerá sem público, sendo transmitida no Facebook e no Youtube do Município da Sertã, em directo da Casa da Cultura da Sertã.
De acordo com o programa, caberá a José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã fazer a sessão de abertura, na qual também irão intervir, José Carlos Alexandrino, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior - Programa de Revitalização do Pinhal Interior: Presente e Futuro.
Pelas 10:30 começa a ser debatido o tema “O Presente e o Futuro do Programa de Revitalização do Pinhal Interior” com João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, a falar sobre o “Programa de Transformação da Paisagem no Pinhal Interior”. O tema “Apoios à implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado no Pinhal Interior”, será abordado por Carlos Miguel, Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional. A temática “Valorização da Fileira da Floresta da Região Centro: Forest4Future” será feita por Alfredo Dias, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra e o “Programa de Ação do Programa Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais” por Paulo Mateus, Vogal da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Florestais (AGIF). Presente estará também Carlos Fonseca, Chief Technology Officer (CTO) do ForestWISE - Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo para abordar a temática “Inovação para a revitalização do setor florestal no Pinhal Interior”, Rui Simão, Diretor Executivo da ADXTUR para falar no “Papel da marca Aldeias do Xisto no posicionamento estratégico do Pinhal Interior” e Luís Matias, Grupo de Trabalho para a implementação de projetos transformadores das economias locais” para abordar a “Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior”.
A encerrar esta sessão estará Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

Partilhar: