
O Convento da Sertã Hotel volta a dar que falar pela classificação obtida no âmbito dos prémios Travellers' Choice Best of the Best 2021 e que lhe confere o quinto lugar na categoria de melhores pequenos hotéis de Portugal. O anúncio foi feito pelo website internacional de viagens TripAdvisor. Tal significa que este é um “estabelecimento excelente”, lê-se numa nota do TripAdvisor, um website de viagens, que agrega informações e opiniões de cerca de 463 milhões de utilizadores de todo o mundo na área do turismo. Estes prémios são “o maior reconhecimento concedido pelo TripAdvisor” e para a diretora deste espaço hoteleiro, Elsa Marçal, o prémio reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, demonstra “que os nossos clientes não deixaram de confiar em nós e a qualidade do serviço não se ressentiu”. Além do mais, “é um reconhecimento de que é possível desenvolver projetos de qualidade no interior e que vão ao encontro das exigências e necessidades, tanto dos turistas portugueses como dos estrangeiros”, complementou à Rádio Condestável a diretora.
O convento é um monumento do século XVII. Foi convertido em hotel em 2013 e destaca-se pelo trabalho “incrível” de todo o staff, classifica Elsa Marçal.
Ao fim de um ano de abertura, percebeu-se que, por si só, o hotel não tinha venda e que “as pessoas não vêm para uma região desconhecida”, disse. Começou-se então a idealizar um guia turístico que vendesse toda a região. O desafio foi grande e a aposta foi certeira. O guia contempla cinco rotas para o mercado interno e oito para o mercado internacional, convidando assim o cliente a “explorar a região e a conhecer todos os seus ativos turísticos”. Ao fazer os percursos sugeridos, o cliente “fica com a ideia de que há muito para conhecer na região e regressa para fazer as rotas em falta”, explicou. As Aldeias do Xisto, o Rio Zêzere, as praias fluviais, a natureza e os percursos pedestres, dados a conhecer com o referido guia, são alguns dos motivos que têm elevado o grau de satisfação dos clientes, notou ainda Elsa Marçal. O facto de disponibilizar produtos endógenos nas refeições, principalmente ao pequeno-almoço, além de ajudar a economia local, também tem influência nessa satisfação.
Este já não é o primeiro reconhecimento feito pelo TripAdvisor, recorda Carlos Marçal, responsável pela Turisertã (empresa que detém o Convento da Sertã Hotel). Este espaço hoteleiro já foi considerado um dos melhores 25 de Portugal e do mundo. Este foi um projeto pensado mas arriscado. Felizmente tem colhido bons frutos, mesmo porque o interior já é olhado com outros olhos e muito devido “à Rota da Estrada Nacional 2”, reconheceu o empresário. O projeto “tem-nos trazido bastantes pessoas, tanto aos restaurantes como ao nosso hotel. A Sertã e toda a região ganha”, reconheceu.
Ciente de que um destino turístico demora, pelo menos 20 anos a ser consolidado, Elsa Marçal acredita que estão a ser dados passos seguros nesse sentido, mesmo porque “temos clientes que vêm duas ou três vezes por ano passar uma semana”, contando para tal, a tranquilidade da vila, do espaço ou a gastronomia.
A título de exemplo, dá conta que o guia é explicado ao cliente na hora do checkin, dando assim uma visão do que se pode visitar em cada uma das rotas. Porque a curiosidade aguça o engenho há quem altere o seu plano de viagem para espreitar as sugestões deixadas ou quem um dia regresse para conhecer melhor esta região.
A terminar sugere que o concelho da Sertã beneficiaria muito em termos turísticos se fosse vendido enquanto região central, de onde se chega depressa a qualquer ponto do país e que tivesse uma marca única, por exemplo o Zêzere, à semelhança do que acontece com o Gerês ou com o Douro.
De referir ainda que têm sido estabelecidas parcerias para promover o território, como é o caso da Casa da Cisterna em Castelo Rodrigo, através da campanha "A Beleza está no Interior", que compreende um roteiro de seis dias a ligar esta vila e a de Castelo Rodrigo, separadas por mais de 220 quilómetros. A oferta inclui diferentes experiências gastronómicas nos principais restaurantes da região, bem como visitas a locais icónicos, designadamente o Vale do Cabril (Pedrógão Pequeno), Casal de São Simão (Figueiró dos Vinhos), Dornes, Monsanto, Almeida, Castelo Rodrigo, Museu do Côa, Torre de Moncorvo ou o rio Douro.