SERTÃ: Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica

De 7 a 17 de junho.

SERTÃ: Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica

Realiza-se de 7 a 17 de junho, em vários locais do concelho da Sertã a Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica. De acordo com as normas da Direção Geral de Alimentação e Veterinária esta campanha é destinada exclusivamente a cães com mais de três meses de idade, relativamente aos quais não se prove possuírem vacinação antirrábica válida, ficando excluídos gatos e furões. Como explica a autarquia sertaginense, o Edital com o calendário de vacinação pode ser consultado no site do Município da Sertã, encontrando-se também afixado nas juntas de freguesia e câmara municipal.
O ato de identificação eletrónica (colocação de microchip e registo no Sistema de Identificação de Animais de Companhia – SIAC), é realizado quando os canídeos que se apresentam para vacinação antirrábica ainda não se encontram marcados com transponder e registados no SIAC. Esta intervenção só pode ser efetuada quando em conjunto com a vacinação antirrábica no âmbito da CVAR 2021.
Para além dos documentos dos canídeos (caso existam), os respetivos detentores/titulares devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão ou, na sua ausência, do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, para que seja emitido o respetivo recibo de cobrança das taxas a aplicar, nomeadamente vacinação antirrábica (taxa única E)- 10 euros (validade de três anos); Boletim Sanitário - 1 euro; registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia - 2,5 euros (sempre que haja necessidade de realizar a identificação eletrónica previamente ao ato de vacinação antirrábica).
Devido ao atual contexto pandémico, deverão ser cumpridas as normas de segurança em vigor, ou seja uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos à entrada e saída do recinto e distanciamento físico de dois metros. É permitido apenas um acompanhante por animal.
A campanha será realizada pela Médica Veterinária Sara Caires Jacinto, Responsável pelo Serviço Oficial de Vacinação Antirrábica, na área do Concelho de Sertã, de acordo com a seguinte tabela emanada da Direção Geral de Alimentação e Veterinária da Região Centro e que pode ser consultada no sítio da internet do município sertaginense (aqui).

Partilhar: