SERTÃ/Covid-19: Bombeiros do concelho começaram hoje a ser vacinados

Primeiros 40 elementos do corpo de bombeiros da Sertã já estão vacinados. Em Cernache do Bonjardim a vacinação decorreu à tarde.

SERTÃ/Covid-19: Bombeiros do concelho começaram hoje a ser vacinados

Os bombeiros voluntários das duas corporações do concelho da Sertã estão a receber hoje, 12 de fevereiro, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na sede de concelho foram inoculados esta manhã 40 bombeiros com a vacina da AstraZeneca. Os primeiro a receber a vacina foram os elementos que estão mais expostos ao risco contágio, ou seja os que estão “na linha da frente, a fazer serviços pré-hospitalares e os assalariados que estão cá todos os dias”, confirmou à Rádio Condestável o Adjunto de Comando dos voluntários sertaginenses, Miguel Martins.
Passavam poucos minutos das 10:00 quando Ricardo Silva foi inoculado. O bombeiro mostrou-se otimista, não receando qualquer reação futura que a vacina possa dar. Considerou por isso que é um fator de maior segurança e que “devemos manter as precauções necessárias, até porque não sabemos quem vamos ajudar”.
Para Miguel Martins a vacinação contra a Covid-19 é “um passo importante para estes 40 elementos”, mas a sua toma não significa que se possa baixar a guarda e sempre que os bombeiros saem para um serviço, “vão continuar a estar protegidos pois nunca se sabe o que vai acontecer e é preciso continuar a manter as recomendações da Direção Geral de Saúde”, reforçou
Nesta corporação ficam a faltar vacinar 30 elementos.

Na corporação de Cernache do Bonjardim foram 27 os bombeiros que foram vacinados com esta primeira dose da vacina contra um Covid-19. Sérgio Antunes foi o primeiro bombeiro a ser vacinado. Reconhece que foram tempos de grande tensão, já que "temos apanhado casos mesmo confirmados embora e sempre protegidos, há o receio de podermos levar a infeção para casa onde todos se família, uns mais novos mais idosos, pode ser contaminado".
Paulo Mariano, comandante da corporação, reconhece que este é um momento importante para os bombeiros de Portugal porque finalmente chegou a vez destes elementos que tem estado sempre na linha da frente, começarem a ser vacinados. "Temos estado na primeira linha desde o inicio, no concelho os casos têm oscilado e há sempre um certo, agora podemos sentir-nos um pouco mais seguros após o toma esta vacina mas sem baixar a guarda".
Nesta corporação foram agora vacinados funcionários, elementos que fazem emergência pré-hospitalar e elementos que fazem transporte de doentes não urgentes. A enfermeira gestora, Ercília Silva, do Centro de Saúde da Sertã, referia-nos que já foi possível aproveitar ao máximo cada frasco, em todo o lado tem sido possível retirar sempre uma ou duas doses por frasco e nós aproveitamos sempre dentro de cada grupo que estamos vacinando não vamos para a", vincou.
Adiantou-nos ainda que neste momento o processo no concelho da Sertã está a decorrer bem e os setores que foram considerados prioritários já foram todos vacinados, alguns já com a segunda dose, com exceção da estrutura residencial para idosos onde teve lugar o surto.

Partilhar: