SERTÃ/Covid-19: CMPC faz diversas recomendações

Por forma a minimizar a propagação do vírus na comunidade.

SERTÃ/Covid-19: CMPC faz diversas recomendações

A Comissão Municipal da Proteção Civil (CMPC) da Sertã reuniu no passado dia 24 de novembro. Esta reunião contou com as presenças, entre outros, de Manuela Vaz, Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul (ACESPIS), Vasco Couceiro, médico de Saúde Pública do ACESPIS, Helena Lucas, do Instituto de Segurança Social, dos comandantes das Corporações de Bombeiros Voluntários do concelho, de Manuel Dias, representante das Juntas de Freguesia e da Vereadora Cristina Nunes, responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, foi pautada pela preocupação face ao aumento significativo de casos de Covid-19 verificado no concelho da Sertã nos últimos dias.
Deste modo, a referida comissão emitiu um comunicado onde se informa que “a subida do número de infetados de Covid-19 no concelho da Sertã e a necessidade de se reforçarem medidas de segurança de forma a minimizar a propagação do vírus foram as tónicas da reunião”.

Face ao exposto, esta comissão recomenda as seguintes ações:

- Suspensão e reagendamento dos próximos eventos com público em recinto fechado promovidos, apoiados e licenciados pela Câmara Municipal da Sertã;
- Evitar ajuntamentos/momentos sociais/almoços-convívio e restringir saídas ao estritamente necessário;
- Suspensão de saídas lúdicas de idosos de lares e centros de dia;
- A reativação do Plano de Contingência Covid19 – Mercados e Feiras, com o objetivo de reforçar as medidas de segurança no interior dos Mercados Municipais do concelho, concretamente na redução da lotação dos espaços e manutenção do distanciamento físico; 
- Sempre que surjam sintomas sugestivos de síndrome de Gripe ou Covid-19, as pessoas deverão reduzir os seus momentos sociais e dirigir-se ao Centro de Saúde (Serviço de Atendimento Permanente) para realizar teste rápido à Covid-19.

Esta comissão reforça o apelo para "o cumprimento das medidas recomendadas de segurança. A prevenção começa em cada um de nós: mantenha o distanciamento físico, use máscara, cumpra a etiqueta respiratória e lave/desinfete frequentemente as mãos", lê-se igualmente no referido comunicado.
De referir que hoje, dia 25 de novembro, o concelho da Sertã tem 101 casos ativos (menos 2) que ontem, divulga a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco no relatório diário da Covid-19.

 

Partilhar: