SERTÃ/Covid-19: Município deixa conselhos para lidar com as emoções geradas pela pandemia

As questões ligadas à vulnerabilidade emocional e psicológica da população são hoje um fator de enorme preocupação e é sobre este fator que nos debruçamos hoje, quinta-feira 4 de fevereiro no programa “Todos juntos no combate à pandemia”.

SERTÃ/Covid-19: Município deixa conselhos para lidar com as emoções geradas pela pandemia

Os efeitos da pandemia Covid-19 são reais e estão à vista de todos: os infetados, os internados, os mortos. Mas há outras dimensões da pandemia que não devemos negligenciar e que não são imediatamente percecionadas. As questões ligadas à vulnerabilidade emocional e psicológica da população são hoje um fator de enorme preocupação e é sobre este fator que nos debruçamos hoje, quinta-feira 4 de fevereiro no programa “Todos juntos no combate à pandemia”.
O Município da Sertã, que apoia este programa, lembra que “a Organização Mundial de Saúde alertou, no passado mês de outubro, que 60% da população europeia sentia fadiga pandémica. Estamos há demasiados meses hipervigilantes, com a nossa liberdade condicionada, os nossos movimentos controlados e fragilizados emocionalmente. A exposição constante a notícias falsas, ou que negam esta realidade, deixa-nos mais ansiosos”.
Mas, continua a autarquia, “este é um momento decisivo, onde devemos conjugar o verbo resistir em vez de optarmos pelo verbo desistir. Devemos encontrar forças onde só julgávamos haver fraquezas”.
Deste modo, o Município da Sertã e a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã estão atentos e garantem que “têm sabido interpretar estes e outros sinais que surgem na população”. Deixam assim um conjunto de recomendações para ajudar a lidar com o stress provocado pela atual pandemia:
- Mantenha-se informado, procurando fontes credíveis para de informação, como a página de internet da Direção-Geral de Saúde ou de outras entidades oficiais.
- Não esteja constantemente a ver notícias – isso despertará perceções erradas no seu cérebro e terá tendência para comportamentos de maior ansiedade e medo.
- Procure notícias positivas – todos os dias acontecem coisas boas (por exemplo o número de recuperados da Covid-19).
- Aprenda a controlar pensamentos negativos. Embora o cenário atual seja bastante devastador, é importante não perder o foco e manter algum positivismo. Oiça música, leia um bom livro ou veja um filme ou uma série na televisão. Aproveite para fazer um curso on-line.
- Evite comportamentos extremos, pecando por excesso nas recomendações das autoridades de saúde ou seguindo atitudes discriminatórias ou estigmatizantes relativamente a possíveis casos de infetados na comunidade.
- Tente manter, sempre que possível e observando as medidas decorrentes do confinamento obrigatório, as suas rotinas, praticando exercício físico e fazendo uma alimentação saudável.
- O ser humano adapta-se a situações adversas de forma rápida. Com certeza já utilizou alguma estratégia para superar um determinado problema – adote as estratégias a que já recorreu anteriormente.
- Projete a sua atenção no futuro, ou seja, quando a pandemia terminar. Faça planos e procure agendar coisas para o futuro próximo.
- Se estiver em casa, procure evitar conflitos desnecessários. Fale de forma positiva sobre os possíveis comportamentos que lhe causam desconforto.
- Siga escrupulosamente as recomendações das autoridades.
- Caso sinta dificuldades, procure ajuda especializada.

O Município da Sertã e a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã solicitam ainda a colaboração de toda a comunidade. O sucesso para vencer esta pandemia é o equilíbrio. Siga as medidas sanitárias da Direção-Geral de Saúde e procure o seu equilíbrio emocional, aconselha-se também.

Artigos Relacionados

Partilhar: