SERTÃ/Covid-19: Município divulga medidas de apoio nesta 3ª vaga da pandemia

A pandemia Covid-19 obrigou a sociedade e as suas instituições a encontrar respostas firmes para uma série de desafios que entretanto se colocaram nas mais diferentes dimensões: económica, social, sanitária ou até mesmo cultural.

SERTÃ/Covid-19: Município divulga medidas de apoio nesta 3ª vaga da pandemia

Desde a primeira vaga, a Câmara Municipal da Sertã procurou implementar uma série de medidas e políticas cirúrgicas que visaram mitigar os efeitos desta pandemia não só na economia local mas também na vida diária dos munícipes.
Agora que estamos em plena terceira vaga, a mais dramática pelo número de infetados e mortes, e ao programa da Rádio Condestável “Todos juntos no combate à pandemia”, a mesma autarquia garante que “continua ao lado da sua população, promovendo a aprovação de mais medidas que visam auxiliar os nossos empresários e toda a comunidade”.
Entre as medidas aprovadas, destacam-se:

- a redução de 50%, durante os próximos três meses, da tarifa da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.
- a isenção temporária de rendas de concessões municipais, nos meses de janeiro, fevereiro e março, respeitantes a espaços de restauração e cafetaria.
- a isenção da cobrança de taxas às lojas, bancas e talhos dos mercados de Cernache do Bonjardim, Pedrógão Pequeno e Sertã, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Estas medidas “são uma tentativa de minimizar as situações de carência que este confinamento obrigatório pode trazer à economia local, devido ao encerramento de instalações e estabelecimentos e à suspensão de atividades”, refere a autarquia realçando que “também os munícipes enfrentam, nalguns casos, a redução dos seus rendimentos mensais, o que aumenta as dificuldades para fazer face às despesas correntes”.
Mas a ação da Câmara Municipal da Sertã não se esgota nestas medidas e a edilidade recorda que “desde o mês de março de 2020, encontra-se em funcionamento uma rede de apoio e assistência aos munícipes em situação de maior vulnerabilidade, que tem como propósito responder às suas necessidades mais urgentes.
A Rede de Apoio e Assistência aos Munícipes tem desenvolvido diversas ações junto da população, nomeadamente a entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade a munícipes que se encontrem em situação de isolamento profilático e acompanhamento pelas autoridades locais de saúde e àqueles que sejam identificados pela rede. Além disso, tem prestado apoio extraordinário, com chamadas de acompanhamento psicológico e social”.
A câmara sublinha ainda que, desde o passado mês de outubro de 2020, reforçou a rede de transportes escolares em carreiras públicas, disponibilizando novos horários.
Além disso, ainda no mês de dezembro, a autarquia distribuiu cerca de 1200 máscaras reutilizáveis pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã, do Instituto Vaz Serra e da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, abrangendo os segundo e terceiro ciclos de ensino, assim como o ensino secundário e profissional.
A terminar a autarquia sertaginense refere que, em conjunto com a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã “têm estado também a trabalhar em sintonia com as autoridades de saúde locais, bombeiros, forças de segurança e juntas de freguesia, no sentido de implementar estratégias que contribuam para um funcionamento mais adequado destas estruturas e também numa comunicação mais eficiente relativamente aos riscos da pandemia e às medidas que devem ser seguidas”. “Estamos juntos nesta luta para vencer”, sustenta.

Artigos Relacionados

Partilhar: