SERTÃ/Covid-19: Pessoas idosas e com comorbilidades já começaram a ser vacinadas

Hoje serão administradas 100 doses da vacina contra a Covid-19 e para a semana serão 736. As pessoas estão a ser contactadas por telefone e “todas vão ser vacinadas”, garantem as autoridades de saúde.

SERTÃ/Covid-19: Pessoas idosas e com comorbilidades já começaram a ser vacinadas

A vacinação dos idosos com mais de 80 e de pessoas com mais de 50 com comorbilidades começou esta sexta-feira, 19 de fevereiro, no concelho da Sertã.
Às 09:00, as primeiras pessoas convocadas com mais de 90 anos, não faltaram à chamada e, no centro de vacinação da sede de concelho, montado no quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã, receberam a primeira dose da vacina.
Em declarações à Rádio Condestável, Manuel Magalhães confessou que “não estava à espera de ser chamado tão cedo. Foi uma surpresa” e sabe que, mesmo vacinado, tem que continuar a ter os mesmos cuidados que até aqui, disse. Este nonagenário, ainda com alguma autonomia, sente que estes têm sido tempos de prisão. “Estamos na cadeia, estamos presos”, confirmou, na esperança que em breve as coisas comecem a ser diferentes.

O processo agora iniciado vai prolongar-se no tempo. Para esta sexta-feira foram convocados 100 utentes. “Começamos pelos de mais idade e avançamos para os mais novos. Também temos os utentes entre os 50 e os 65 anos com comorbilidades”, referiu Ercília Silva, enfermeira gestora do Centro de Saúde da Sertã.
As pessoas têm sido contactadas “via telefone pois há muitas que não têm telemóvel, outras que não sabem ler as mensagens e assim temos a garantia que as pessoas estão mesmo presentes”, explicou a enfermeira.
As autoridades policiais e de saúde têm alertado os mais idosos para possíveis tentativas de burla por isso, Ercília Silva, reforça o apelo para que as pessoas estejam atentas. “Isto é mesmo verdade. Começámos hoje e já não vamos parar. Temos garantidas 736 doses para administrar para a próxima semana. Mas primeiro as pessoas têm que se convocadas para virem aqui”, reforçou.
A vacina é administrada nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Sertã e, “se estendermos aos fins de semana, será no Centro de Saúde”, informou.

Partilhar: