SERTÃ/Covid-19: Poucos recursos não impedem boas ações

O percurso do programa da Rádio Condestável “Todos juntos no combate à pandemia” chega hoje à União de Freguesias de Cumeada e Marmeleiro onde os apoios à população e às IPSS atingiram o ponto alto com a cedência às IPSS de dois aparelhos de desinfeção de espaços através do ozono.

SERTÃ/Covid-19: Poucos recursos não impedem boas ações

Pedro Coelho é o presidente da União de Freguesias da Cumeada e Marmeleiro e, tal como os seus colegas presidentes de junta, debate-se com a dificuldade de recursos para fazer face às necessidades que a pandemia da Covid-19 acarretou. Faz-se o possível e neste território, e “ao longo deste ano de pandemia temos tentado dar alguns apoios à população, com a distribuição de máscaras sociais, desinfeção das ruas e espaços das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) – Casa dos Mestres e Centro de Dia da Cumeada”, enumera. O autarca deu ainda conta de que, ao nível das IPSS, “apoiámos também na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e na compra de duas máquinas que permitem a desinfeção do espaço através do ozono”. Esta aquisição, “é uma medida importante pois permite desinfetar o espaço entre visitas. Se querem ter a certeza que o espaço fique limpo utilizam a máquina”, explica, dizendo que foi “um esforço grande para uma união de freguesias com um orçamento baixo mas a nossa população merece este esforço”, reitera.
Os apoios estenderam-se à compra de bens alimentares. “Muitas pessoas solicitaram essa ajuda pois não podiam circular e, precisando de bens essenciais, ligaram-nos e fomos buscar”, explica. O tempo dos referidos apoios já terminou e agora a necessidade é “apoiar no transporte para os centros de vacinação”, complementa.

Tendo em conta que a população desta união de freguesias é envelhecida, no primeiro do confinamento “sentia-a muito receosa, mas com o passar do tempo as pessoas começaram a perceber melhor o que se passava e a não ter tanto medo”, diz, reforçando que “cumpriram sempre todas as medidas indicadas”. O autarca mostrou-se também ciente que “as pessoas que contraíram covid-19 tiveram noção do perigo que era esta pandemia e levou a que tivessem mais cuidados e tomassem mais medidas de precaução”.
A terminar Pedro Coelho lembra que esta pandemia “é algo bem real e que pode trazer consequências muito graves” por isso aconselha a que “todos cuidem de si, previnam-se e tentem não ter contactos desnecessários”.
De referir que o programa "Todos juntos no combate à pandemia" conta com o apoio do Município da Sertã.

Artigos Relacionados

Partilhar: