SERTÃ/Pedrógão Pequeno: Vandalismo no Moinho das Freiras

Vedações em madeira foram destruídas e queimadas.

SERTÃ/Pedrógão Pequeno: Vandalismo no Moinho das Freiras

A vedação em madeira que circunda o Parque de Merendas do Moinho das Freiras, na Aldeia de Xisto de Pedrógão Pequeno, concelho da Sertã, foi totalmente destruída. Também os paus que servem o mesmo fim ao longo do percurso pedestre que vai desde o Moinho das Freiras até à Ponte Filipina foram destruídos. “Os paus foram partidos e queimados”, confirmou à Rádio Condestável Manuel Dias, presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno.
O espaço foi criado em 2002 e todos os anos “há paus que são arrancados ou que se soltam, mas não tenho memória de uma situação destas ter acontecido”, confessou o autarca. Nem mesmo quando um grupo de estrangeiros ali esteve acampado durante uma semana em que, como recorda o presidente, “abriram um buraco na levada para colocarem lá coisas a refrescar”.
Todos os anos é feita manutenção naquele espaço porque “é normal que haja sempre danos, muitos provocados por causas naturais, mas isto, vê-se pelas bases que suportam os paus, que foi feito propositadamente”, lamenta.
O local é isolado e os vândalos não deixaram vestígios, daí a junta de freguesia não ter apresentado queixa à GNR.
A autarquia já se inteirou dos prejuízos. Agora “é colocar mãos à obra e fazer de novo”, disse Manuel Dias.

Partilhar: