SERTÃ/VILA DE REI: Processo de transição de CIMs está a decorrer

Municípios reuniram esta semana com Ana Abrunhosa

SERTÃ/VILA DE REI: Processo de transição de CIMs está a decorrer

Com o objetivo de discutir e operacionalizar o processo de transição de comunidades intermunicipais, os presidentes das câmaras municipais da Sertã e de Vila de Rei estiveram reunidos, no início desta semana, com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A informação foi dada pelo presidente da autarquia da Sertã, Carlos Miranda, na reunião do Executivo Municipal da Sertã desta sexta-feira, 26 de maio.
Na referida reunião com Ana Abrunhosa ficou decidido que será publicada uma norma transitória, por forma a salvaguardar os dois municípios sobre as funções que exercem nos dois organismos, explicou o autarca:

Há agora um trabalho autárquico a fazer a nível interno, ou seja, saber o que pode ser transferido e que deve ser mantido em cada Comunidade Intermunicipal (CIM). Por hora estes dois concelhos irão ter direito de voto no conselho e assembleia intermunicipais da CIM da Beira Baixa (CIMBB) e de convidados no conselho intermunicipal da CIM Médio Tejo e sempre que houver assuntos de interesse, neste caso para a Sertã, o próprio presidente ou alguém por si delegado, estará presente.
Este período de transição é de alguma complexidade, explicou ainda o autarca, ciente de que tudo decorrerá com normalidade:

Em função desta reunião, os estatutos das duas comunidades irão ser completados e ajustados em articulação mútua. A partir do momento em que os estatutos forem aprovados, "a Sertã assumirá o seu papel em pleno na CIMBB", disse também Carlos Miranda, reforçando que continuará a participar “nas reuniões e na vida da CIM Médio Tejo”.

Partilhar: