SOCIAL/Covid-19: Governo reforça verbas do programa Adaptar Social+

São mais quatro milhões de euros para aquisição de EPI para lares.

SOCIAL/Covid-19: Governo reforça verbas do programa Adaptar Social+

O programa Adaptar Social + destina-se ao apoio à aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados à segurança das pessoas idosas e pessoas com deficiência no âmbito das respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e de Lar Residencial (LR).
O Governo reforçou o programa Adaptar Social + em resposta à pandemia, de acordo com uma portaria publicada, esta segunda-feira, em Diário da República. A dotação orçamental para reforço do programa ascende a quatro milhões de euros.
"No contexto da evolução da situação epidemiológica causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, o Governo decidiu reforçar os instrumentos de apoio ao setor social e solidário, tendo determinado a reativação do Programa Adaptar Social +, aprovado pela Portaria n.º 178/2020, de 28 de julho, e o reforço da respetiva dotação", pode ler-se no despacho.
"A dotação orçamental para reforço do programa corresponde ao montante de financiamento público de quatro milhões de euros", pode ler-se.
Lembra ainda o Executivo que o apoio é "atribuído de uma única vez, no valor fixo de 38.00(euros) por utente, considerando o número de utentes médio dos últimos três meses, até ao limite da capacidade instalada em cada uma das respostas sociais identificadas".

Partilhar: