TEMPO: IPMA e DGS alertam para fraca qualidade do ar e deixam recomendações

Situação deve-se a massa de ar do Norte de África.

TEMPO: IPMA e DGS alertam para fraca qualidade do ar e deixam recomendações

Uma massa de ar do Norte de África está a provocar uma “fraca qualidade do ar no continente”, alertou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomendou cuidados redobrados para a população mais sensível, como crianças e idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma e doentes do foro cardiovascular.
Prevê-se que esta situação “se mantenha hoje e amanhã (30 de março). Esta situação deve-se à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, podendo o seu efeito ser enfraquecido com a ocorrência da chuva prevista para algumas zonas do país, reduzindo dessa forma as concentrações de partículas no ar”, lê-se na página da internet da DGS.
Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, explica a mesma entidade.
Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda à população em geral que evite os esforços prolongados, limite a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Em caso de agravamento de sintomas a DGS deixa o conselho para que se contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou se recorra a um serviço de saúde.

Foto: DGS

Partilhar: