VACINAÇÃO: Jovens com mais de 12 anos começam a ser vacinados em agosto

Task force garante que já existem condições.

 VACINAÇÃO: Jovens com mais de 12 anos começam a ser vacinados em agosto

O processo de vacinação de jovens acima dos 12 anos vai “concentrar-se aos fins-de-semana para facilitar a vida dos pais e das crianças, e será em dois períodos. Agosto para primeiras doses e setembro para as segundas doses”, disse Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19.
Questionado sobre a forma como se irá realizar o processo, o vice-almirante afirmou que a task force está a pensar que “sejam os pais a agendar a vacinação dos seus jovens e crianças”. Ainda assim, e caso esta opção não consiga chegar à maioria dos jovens acima dos 12 anos, a task force admite chamá-los através dos seus encarregados de educação.
O primeiro-ministro António Costa assumiu ao dia de ontem a vontade de vacinar a faixa etária acima dos 12 anos até ao mês de setembro, tratando-se de 570 mil vacinas disponíveis para o efeito. Henrique Gouveia e Melo afirmou que o “plano não está dependente do reforço de vacinas” e que a chegada de novas doses coincide com o plano de vacinação desta faixa etária.

Autoagendamento para maiores de 20 anos "na próxima semana"

O autoagendamento para os maiores de 20 anos vai abrir, garantiu Gouveia e Melo, "na próxima semana". No entanto, "vão continuar sempre a existir listas de espera". O vice-almirante considerou que "o que nós nos comprometemos foi vacinar 70% da população portuguesa entre o dia 8 e 15 de agosto - significa que há 30% que não vão ter acesso à primeira dose".
Nesses 30% "estarão muitos jovens na faixa etária dos 20 anos", o que significa que, "apesar de cumprirmos o nosso planeamento, infelizmente não temos as doses suficientes para avançar além do que estava previsto".
De recordar que o relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelado esta quarta-feira, indica que 6.581.332 (64%) dos residentes em Portugal já têm pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 - na semana passada eram 60% - e 4.860.822 (47%) tem a vacinação completa - eram 42%.

Partilhar: