VILA DE REI: CLDS 4G organizou sessão de esclarecimento para cuidadores informais

No passado dia 17 de novembro

VILA DE REI: CLDS 4G organizou sessão de esclarecimento para cuidadores informais

A equipa do CLDS 4G de Vila de Rei organizou, na tarde do dia 17 de novembro, na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, uma sessão de esclarecimento para cuidadores informais.
De acordo com a autarquia vilarregense, “a iniciativa contou com a participação de 26 pessoas, sendo dinamizada por Palmira Martins, presidente da Associação Unidade de Apoio ao Cuidador Informal de Castelo Branco, e por Marisa Ventura, Terapeuta Ocupacional a exercer funções no Lar Nossa Senhora da Graça, em Milreu, concelho de Vila de Rei.
A sessão abordou assim temas como o Estatuto do Cuidador Informal, diligências que se devem realizar, serviços que devem e podem solicitar/contratar para acolher um dependente salvaguardando o bem-estar do cuidador, cuidados a ter na alimentação, na higiene, nas transferências e posicionamentos e na deambulação. Foram igualmente dadas algumas dicas de como tornar a casa mais segura para evitar quedas, de como agir em situação de queda e de como estimular a pessoa dependente no exercício das suas atividades diárias, descreve a câmara em nota enviada à comunicação social.
Apoiar os cuidadores é fundamental para possibilitar o envelhecimento na comunidade, promovendo a permanência dos seniores e/ou pessoas em situação de dependência no seu meio natural de vida, com qualidade e conforto, retardando ou evitando a sua institucionalização. Neste sentido, esta Sessão teve o objetivo de facultar, aos cuidadores informais, ferramentas que os auxiliem no seu dia-a-dia enquanto prestadores de cuidados e enquanto pessoas que também têm de ser cuidadas.
Esta ação contou com o apoio do Município de Vila de Rei.

Partilhar: