VILA DE REI: Concelho lidera na recolha de resíduos

Entre os 25 concelhos abrangidos pela empresa Valnor, o de Vila de Rei mantém, segundo os últimos dados disponíveis, a posição de liderança na recolha dos resíduos de papel, vidro e embalagens.

VILA DE REI: Concelho lidera na recolha de resíduos

De acordo com a autarquia Vilarregense, a população deste concelho é a que mais recicla entre estes 25 concelhos, com uma média de 76,33 Kg/habitantes/ano de resíduos recaváveis (mais 8,67 Kg/hab./ano do que em 2019).
Pela primeira vez, em 2020, o Município passou a encaminhar os resíduos verdes para valorização energética, com vista à produção de energia elétrica de fontes renováveis. Desta forma, existe um maior aproveitamento de biomassa florestal/resíduos verdes recolhidos no Concelho e, simultaneamente, uma redução de emissões de CO2 e diminuição do risco de incêndio.
Assim, em 2020 foram encaminhadas 355,9 toneladas de resíduos verdes, sendo que 298,48 toneladas de resíduos verdes tiveram como proveniência as operações de limpeza das faixas de gestão de combustíveis e 57,48 toneladas com origem do Centro de Receção e Transferência de Resíduos, local onde existe um contentor para a deposição dos resíduos verdes por parte da comunidade.
De referir ainda que no âmbito da sua atuação social, o Município apoia os Bombeiros Voluntários de Vila de Rei através do encaminhamento dos equipamentos elétricos e eletrónicos que são recolhidos no concelho. Em 2020, foram entregues os Bombeiros Voluntários de Vila de Rei 1,4 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos.

Partilhar: