VILA DE REI: Creches do concelho recebem visita de deputada da AR

Cláudia André inteira-se das condições e necessidades destas valências.

VILA DE REI: Creches do concelho recebem visita de deputada da AR

A deputada da Assembleia da República (AR) eleita pelo círculo do PSD, Cláudia André, esteve em Vila de Rei, na manhã de 31 de maio, para visitar as instalações da Creche Municipal e da Creche e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei, informa a Câmara Municipal de Vila de Rei em nota enviada à comunicação social.
De acordo com a autarquia, “esta visita permitiu à deputada inteirar-se sobre as condições e as necessidades das creches do concelho, no seguimento da proposta do PSD em fazer com que a rede de creches possa integrar o Sistema Educativo Português, ao invés de, como atualmente, estar sobre a tutela da Segurança Social”.
Após conversar com coordenadores, funcionários e com a direção da Santa Casa, Cláudia André ficou a conhecer diretamente as necessidades e especificidades destes equipamentos de primeira-infância.
Ricardo Aires, presidente do Município vilarregense, acompanhou a deputada ao longo desta visita e realçou que “a educação e o bem-estar das crianças tem sido, ao longo dos anos, uma das nossas principais prioridades. Atualmente sentimos já a necessidade de avançar para a criação de uma nova creche, de forma a garantirmos as melhores condições para que as crianças possam, nesta crucial fase da primeira-infância, construir bases sociais e pedagógicas tão importantes para o seu saudável desenvolvimento”, disse.
Aproveitando ainda a presença da deputada, o presidente da câmara manifestou preocupação com o facto de os municípios não estarem abrangidos por acordos de cooperação com a Segurança Social e, desta forma, não terem os apoios suficientes do Estado para reforçarem a qualidade da sua oferta pedagógica”.
No entender de Cláudia André “a política de proteção à infância deve ser uma prioridade nacional, e o concelho de Vila de Rei é um exemplo de boas práticas no apoio às famílias, em especial à primeira infância. A creche municipal necessita neste momento de ampliação, pois a ocupação e procura são elevadas”, disse, considerando “este apoio crucial para fixar população, atrair trabalhadores para o concelho e assim evitar o aceleramento do decréscimo populacional”.
“Ainda não existe qualquer apoio às autarquias que têm a oferta de creche municipal, tratando-se de um apoio socioeducativo importante na promoção de fixação de populações nos concelhos de baixa densidade. Não se percebe porque ainda não está contemplado para a transferência de fundos municipais”, sustentou.
Nesta visita, a deputada presenteou ainda todas as crianças, com a oferta de um livro com um conto infantil.

Partilhar: