
O concelho de Vila de Rei está a assinalar, esta terça-feira dia 19 de setembro, os 738 anos de atribuição do Foral por parte de D. Dinis.
Esta manhã, durante a sessão solene, à qual assistiu o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, o presidente da câmara, Ricardo Aires, lembrou que este dia é essencialmente para celebrar o “povo do concelho e a sua história”.
Assim, e como é habitual nestas ocasiões, olha-se para o passado e dá-se conta do que tem sido feito. Para o autarca vilarregense, muito foi feito e sempre a favor das populações como é o caso da Zona Industrial do Souto ou da Loja do Cidadão, serviço que vai ser instalado no edifício dos Paços do Concelho:
Por outro lado, e com vista a combater a escassez de habitação a custos controlados, está em obras um edifício com seis apartamentos:
Na lista de obras a realizar está em construção a nova creche municipal com capacidade para 51 crianças. Terá um custo de 817 mil euros, sendo comparticipada em 60% pelo PRR e os restantes 40% pelo município. Na ocasião, Ricardo Aires aproveitou para deixar um desabafo ao secretário de Estado:
Uma área que diz muito a Vila de Rei é a floresta. Neste campo, Ricardo Aires não podia estar mais satisfeito com a criação das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), mesmo assim pediu a Carlos Miguel para que os processos sejam agilizados:
Em resposta às questões levantadas pelo autarca, o Governante foi peremptório quanto ao custo padrão, dizendo que não há nada a fazer neste momento:
Quanto às AIGP, Carlos Miguel também concorda que é necessário agilizar processos:
A manhã foi ainda aproveitada para inaugurar o Centro de Instalação de Empresas e Serviços na Zona Industrial do Souto. Já durante a tarde foram entregues os apoios à natalidade, casamento, bolsas de estudo e fixação de cidadãos naquele concelho, num investimento que ronda os 100 mil euros, referiu Ricardo Aires:
Nesta sessão solene foram ainda atribuídas a Medalha de Ouro Municipal ao General Narciso Mendes Dias (presidente da Assembleia Municipal entre 2005 e 2013) e a Medalha de Mérito Municipal grau Prata à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Boafarinha pelos seus 25 anos.