VILA DE REI: Município adere ao movimento ‘Acordo Cidade Verde’

O Município de Vila de Rei vai aderir ao movimento “Acordo Cidade Verde’. Trata-se de um movimento voluntário europeu que pretende promover cidades mais verdes, limpas e saudáveis.

 VILA DE REI: Município adere ao movimento ‘Acordo Cidade Verde’

Como recorda a autarquia, a iniciativa, lançada em 2020 pela Comissão Europeia, pretende “criar uma visão comum de uma vida urbana em que, até 2030, as localidades aderentes sejam locais mais atrativos para viver, trabalhar, investir e estejam focadas na saúde e bem-estar dos Europeus”. O objetivo é que os cidadãos possam “respirar ar puro, desfrutar de água limpa, ter acesso a parques e espaços verdes e experienciar menos ruído ambiental” e que “a economia circular seja uma realidade e que os resíduos sejam transformados em recursos, encorajando a reutilização, reparação e a reciclagem”.
Ao aderir a este movimento, o Município terá de, até 2030, intensificar os seus esforços em cinco áreas-chave, ou seja ar; água; natureza e biodiversidade; economia circular e resíduos; ruído. Nesse sentido, iá definir metas ambiciosas que vão além dos requisitos mínimos estabelecidos pela legislação europeia, implementar políticas e programas de forma integrada e apresentar relatórios sobre a sua implementação a cada três anos.
Como benefícios, contará com o apoio da Comissão Europeia na visibilidade dessas ações, no acesso a um quadro de referências para a gestão dos recursos, apoio técnico para planear e implementar ações, acesso a informação sobre financiamento disponíveis, troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre municípios europeus e acesso a um canal de comunicação facilitado entre municípios e decisores políticos europeus.
Ricardo Aires, presidente da câmara considera que esta é “uma visão da Comissão Europeia com a qual estamos alinhados a cem porcento. Ao longo dos últimos anos temos desenvolvido, já com frutos visíveis, políticas focadas na importância ambiental para o bem-estar da nossa comunidade. Ao aderir ao movimento ‘Acordo Cidade Verde’ vamos intensificar estas políticas e reforçar a qualidade ambiental do concelho de Vila de Rei”.

Partilhar: