
No âmbito da celebração do Dia Mundial da Água, o Município de Vila de Rei distribuiu garrafas de vidro personalizadas pelos diversos edifícios municipais. O objetivo é, como explica a câmara em nota enviada à comunicação social, incentivar o consumo de água da torneira e de sensibilizar para a redução da utilização de garrafas de plástico.
Como refere o vice-presidente da autarquia vilarregense, Paulo César, “esta pequena ação aporta um significado muito importante, no sentido de valorizar e preservar um recurso tão importante como a água” e vinca que no âmbito da intervenção da câmara “a qualidade da água para consumo humano é um fator importantíssimo e em Vila de Rei temos vindo a registar, ano após ano, melhorias constantes e sustentadas, alcançando valores de 99% de água segura, na torneira do consumidor”.
“Para além da elevada qualidade da água e de estar sempre disponível” o vice-presidente destaca que Vila de Rei “apresenta um dos preços mais justos e equitativos a nível nacional” para os consumidores.
Com a mensagem “Águas de Vila de Rei – Naturalmente Segura, Barata e Saudável”, as garrafas foram distribuídas pelos diversos espaços públicos do edifício Paços do Concelho, museus e biblioteca, com o princípio de apelar ao consumo da água da torneira.
Com este resultado, o Município vê assim reforçado o seu contributo para com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente com o ODS 6 – Água Potável e Saneamento, ou seja, garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável para todos, procurando-se aumentar a confiança dos consumidores e incentivar o consumo de água da torneira. Se a confiança na água da torneira melhorar, os cidadãos também podem contribuir para reduzir impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos de plástico de água engarrafada, lê-se na mesma nota.