
Vai ter lugar, no próximo dia 17 de junho, um Geotrail pela Ribeira do Codes. Trata-se de um percurso linear com uma extensão de 8 km, com início na localidade da Lousa e é uma organização conjunta do Município de Vila de rei e da ZêzereTrek.
De acordo com o programa disponibilizado pelo município, a concentração dos participantes terá lugar pelas 09:30. A atividade irá terminar na Praia Fluvial do Penedo Furado e será de baixo grau de dificuldade e esforço.
É objetivo desta iniciativa mostrar aos participantes a importância dos recursos geológicos locais, com destaque para os vestígios da exploração aurífera romana. A atividade contará igualmente com uma visita detalhada a uma das Conheiras existentes na área, com o objetivo de dar igualmente a conhecer o processo de extração do ouro, sendo realizada no local uma atividade prática de garimpo do ouro, tal como faziam os romanos naquele tempo. Ao longo do percurso, os participantes terão igualmente a oportunidade de ver e ouvir as explicações acerca das diferentes formações geológicas que compõem aquela zona do concelho.
A participação nesta atividade é gratuita, mas está limitada a 20 lugares disponíveis. A inscrição é obrigatória e deverá ser formalizada por email para ambiente@cm-viladerei.pt ou por mensagem escrita (para 932 214 357) indicando o nome e contacto telefónico.