VILA DE REI/Covid-19: Proteção Civil Municipal faz ponto de situação no concelho

Fruto dos surtos existentes nos Lares de Idosos de São João do Peso e Fundada, no concelho de Vila de Rei, registam-se hoje, 5 de fevereiro, 89 casos positivos de infeção por Covid-19 neste concelho, refere a Câmara Municipal de Vila de Rei, citando a equipa de Proteção Civil Municipal, que hoje fez um ponto de situação da pandemia no território vilarregense.

VILA DE REI/Covid-19: Proteção Civil Municipal faz ponto de situação no concelho

Assim, “em S. João do Peso há atualmente 25 casos positivos, todos em utentes. Há ainda a lamentar dois falecimentos de utentes desta instituição. Os funcionários do turno que se encontrava em período de descanso foram todos testados, com resultado negativo, e entraram já ao serviço. Os funcionários que se encontravam a trabalhar começaram já o seu período de descanso, em isolamento, e serão testados nos próximos dias”, explica a autarquia. Quanto aos utentes, “atualmente, todos os infetados estão assintomáticos e aqueles que testaram positivo mais cedo serão novamente testados em breve”, sustenta.
No Centro de Dia ‘Família Dias Cardoso’, na Fundada, “existem atualmente 42 utentes e 15 funcionários positivos. Há atualmente uma utente internada e há também a lamentar o falecimento de quatro utentes. Todos os restantes casos mantêm-se assintomáticos ou com sintomas ligeiros”, dá conta a edilidade, reforçando que “seguindo as diretrizes da Direção Geral de Saúde, os 15 funcionários que testaram positivo irão entrar novamente ao serviço após dez dias de isolamento, com os funcionários atualmente em serviço a entrarem no período de descanso, em isolamento. Estes funcionários serão igualmente testados novamente antes de voltar a entrar em funções”.
De acordo com a câmara de Vila de Rei, “este surto espalhou-se ainda para a comunidade local, com sete infeções de familiares de funcionários. Estes casos encontram-se em isolamento e os seus possíveis contactos estão também a ser rastreados e colocados em isolamento profilático para futura testagem”.
Na mesma nota à imprensa, Ricardo Aires, presidente da autarquia Vilarregense, realça que “estão a ser tomadas todas as devidas medidas para evitar a propagação do vírus na comunidade”, mas para isso, apela à ajuda de todos reforçando que é importante ficar em casa pois “só assim será possível evitar que o vírus se continue a disseminar”. Manter todos os cuidados de etiqueta respiratória e de isolamento social é igualmente importante nesta situação de pandemia. O Município de Vila de Rei relembra também que está a disponibilizar apoio psicológico e social, nomeadamente através da entrega de medicamentos, alimentos e outros produtos básicos essenciais, a todas as pessoas que necessitem deste serviço. Para mais informações deverão contatar o número 919 636 872.
O Município tem também em funcionamento a Linha de Apoio ao Empresário, que presta todos os esclarecimentos essenciais aos empresários, administradores e proprietários de espaços comerciais. Os interessados poderão contactar o Gabinete de Dinamização da Atividade Económica (938 701 485) ou o CLDS 4G de Vila de Rei (966 039 780).

Partilhar: