VILA VELHA DE RÓDÃO: A arte e a psicanálise são tema de conversa

Dia 9 de dezembro na Biblioteca Municipal

VILA VELHA DE RÓDÃO: A arte e a psicanálise são tema de conversa

Chama-se “A arte e a psicanálise” e é o nome do livro que vai ser apresentado, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 16:00 na Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão (BMJBM)”.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a BMJBM, a Casa do Gigante e Taiga Editora e conta com a participação do poeta Miguel-Manso, do editor da Taiga, Tiago Príncipe - que é também psicoterapeuta e investigador - e da artista plástica, escritora e atriz Marta Bernardes, lê-se numa nota enviada à comunicação social pela câmara de Ródão.
O livro, originalmente publicado em 1935, compila três conferências proferidas na Sociedade Nacional de Belas Artes, entre fevereiro de 1931 e dezembro de 1932, por Luís Varela Aldemira.
Numa das conferências o autor reflete desta forma: “Quem é esse fantasma ou entidade que governa a mecânica dos sonhos? A consciência não pode ser. Esta nossa amiga, fiel companheira nas horas de luta e vigília, sacrifica-se por nós até cair desmaiada quando repousamos no leito. O culpado é o famoso inconsciente, espécie de caçador furtivo sem noção das responsabilidades, ao exercer o comércio clandestino das ideias impossíveis. O pensamento não dorme, disseram os velhos filósofos; e eis agora na Áustria um neurologista famoso que ressuscita o caduco axioma para decifrar os sonhos de toda a gente. A tarefa é perigosíssima. O código penal francês proibia a interpretação dos sonhos”.
A inscrição nesta iniciativa é aconselhável, embora não obrigatória, devendo fazê-lo para o número de telefone 272 540 308 ou e-mail biblioteca@cm-vvrodao.pt.

Partilhar: