VILA VELHA DE RÓDÃO: ATL de Verão animaram as crianças do concelho

Várias atividades envolveram 50 crianças.

VILA VELHA DE RÓDÃO: ATL de Verão animaram as crianças do concelho

Decorreu entre os dias 12 de julho e 13 de agosto em Vila Velha de Ródão, mais uma edição do ATL de Verão, que este ano se desdobrou em dois grupos, ou seja, um destinado às crianças do Jardim-de-Infância e dinamizado em colaboração com o CLDS 4G de Vila Velha de Ródão e outro para as crianças dos 5 aos 12 anos da responsabilidade do Setor de Desporto e Tempos Livres. Tratou-se de uma iniciativa promovida pelo Município de Vila Velha de Ródão.
Desenvolvido a pensar nos mais pequenos, o ATL de Verão do Jardim-de-Infância contou, de acordo com a autarquia, com 40 crianças, ao longo de cinco semanas, e caracterizou-se por uma forte aposta na promoção sensorial ao ar livre e na exploração de ferramentas alternativas de forma a proporcionar novas experiências, contando com muitas visitas, dentro e fora do concelho.
Como exemplifica a edilidade em nota enviada à comunicação social, decorreram visitas guiadas à Herdade da Urgueira, onde as crianças contactaram com as ovelhas, assistiram ao processo de ordenha, realizaram um workshop de culinária e confecionaram uma sobremesa tradicional da região, seguido de um almoço gourmet; ou a visita à Quinta dos Chinco, em Castelo Branco, onde puderam conhecer as hortas comunitárias, perceber a importância da água e do compostor, ou aprender a identificar hortícolas, flores e aromáticas.
Este ATL incluiu ainda uma visita à Padaria Canelas e Coelho, em Amarelos; um passeio de barco pelo rio Tejo; um workshop de apicultura, na empresa “Claro’s Apicultura”; a passagem pelo Lagar de Varas; idas à piscina e jogos de água e inúmeras atividades e jogos no âmbito da alimentação saudável, da música e de outras experiências diferenciadoras, como o Dia dos Avós, o Dia dos Sentidos, Jogos de outros tempos ou o Dia da Imaginação.
O ATL dinamizado pelo Setor de Desporto e Tempos Livres do Município, contou com a participação de 50 crianças, entre os 5 e os 12 anos, em cada quinzena, que se puderam dedicar a atividades tão diversas como a canoagem, desportos radicais, dança, escalada, tração com boias, passeios de barco, paddle, caminhadas noturnas (Cluedo) ou a realização de um acampamento, sem esquecer as habituais idas à piscina.
Como habitualmente, este ATL incluiu uma semana de oferta por parte do Município que incluiu atividades como paintball na Associação de Paintball de Castelo Branco, atividades de motonáutica (Fórmula Futuro) no Clube Náutico Albufeira dos Patudos, karts na Escuderia de Castelo Branco ou uma Sunset Party na Vila Portuguesa.
Estas atividades contaram com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, do restaurante Vila Portuguesa e Enxarrique, da Santa Casa da Misericórdia e da Escola de Canoagem do CMCD de Vila Velha de Ródão, lê-se igualmente na mesma nota.

Partilhar: