VILA VELHA DE RÓDÃO: Concelho recebe Rail Fest

Programa Cultural em Rede prolonga-se até maio de 2021.

VILA VELHA DE RÓDÃO: Concelho recebe Rail Fest

Vai ter lugar entre este mês de junho e maio do próximo ano, o Rail Fest, iniciativa que vai percorrer diversos concelhos, entre eles os de Vila Velha de Ródão e Castelo Branco. O projeto assenta numa programação em rede que valoriza a identidade destes territórios ligada à ferrovia e visa promover também o seu património natural e cultural, através de um programa diversificado que inclui exposições, seminários, produção de cinema ou atuações musicais e culmina com a viagem do Comboio Presidencial na linha da Beira Baixa, com paragem em Vila Velha de Ródão, explica a autarquia de Ródão em nota enviada à comunicação social.
A apresentação deste rail decorreu no passado dia 17 de junho, no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento. Este programa em rede resulta duma candidatura conjunta dos Municípios de Vila Velha de Ródão, Entroncamento, Águeda e Castelo Branco e do Museu Nacional Ferroviário, que aceitaram o desafio da Comissão Europeia em aliar comboios, património cultural e identidade territorial.
A apresentação ao público do Rail Fest contou com a presença dos presidentes dos Municípios de Vila Velha de Ródão e Entroncamento, Luís Pereira e Jorge Faria, respetivamente, do vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, e do presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário, Manuel Cabral, que “elogiaram as potencialidades deste projeto”, lê-se na referida nota.
Para Luís Pereira, "este foi um desafio fácil de aceitar, uma vez que há muitas afinidades entre estes concelhos e este é um projeto que incentiva as pessoas a viajarem por estes territórios através da cultura”.
De entre as atividades aprovadas através desta candidatura conjunta, em Vila Velha de Ródão, para 2021, destacam-se, no primeiro fim-de-semana de setembro, a atuação dos The Gift e dos Farra Fanfarra; a apresentação do cinema de viagem “A Passagem dos Elefantes”, um filme de João e Miguel Manso com António Poppe, a 20 de setembro; o encontro sobre Literatura d(e) Viagem com Carlos Vaz Marques e os poetas Jaime Rocha, José Anjos e Francisca Camelo, a 21 de setembro, e a exposição de Fotografia de Viagem, “O Comboio de Ferro” na Mauritânia do fotógrafo Daniel Rodrigues.

Partilhar: