VILA VELHA DE RÓDÃO: Encontro assinala 50 anos dos trabalhos sobre o Paleolítico

Numa organização da câmara municipal. Dia 30 de maio.

VILA VELHA DE RÓDÃO: Encontro assinala 50 anos dos trabalhos sobre o Paleolítico

Vila Velha de Ródão assinala no próximo dia 30 de maio os 50 anos desde o início dos trabalhos sobre o Paleolítico na região com um encontro que reúne alguns dos principais protagonistas da chamada “Geração do Tejo”.
A iniciativa conta com organização da autarquia de Ródão, em parceria com a Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior. De acordo com o programa divulgado pela câmara municipal, o dia começa às 09:00 com um passeio pedestre e visita guiada até ao Castelo do Rei Wamba, à Estação arqueológica Vilas Ruivas e à Fonte das Virtudes, que será conduzida por Luís Raposo, membro da “Geração do Tejo”, antigo diretor do Museu Nacional de Arqueologia e presidente Associação Profissional de Arqueólogos, e atual vice-presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses e presidente da Aliança Regional Europeia do Conselho Internacional dos Museus (ICOM).
Depois de um almoço no barco Vila Portuguesa e de uma visita à exposição de aguarelas “Pelos Traços do Tempo”, de Maria do Rosário Maia, patente na Biblioteca Municipal José Baptista Martins, o início dos trabalhos está marcado para as 16:30, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, onde terá lugar a inauguração da exposição fotográfica “50 Anos, 50 Fotografias”, sobre os trabalhos arqueológicos do Paleolítico na região.
Segue-se a apresentação de dispositivos e a conferência “O Presente e Futuro das Investigações sobre o Paleolítico Rodanense”, conduzida por Telmo Pereira, professor do Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa e investigador e colaborador em vários projetos na área da pré-história.
Tendo em conta as normas de segurança impostas pela DGS, as inscrições neste encontro são limitadas a 40 pessoas a bordo do barco, momento que já se encontra esgotado, e a 100 pessoas no auditório da Casa de Artes e Cultura, sendo necessária a confirmação através do e-mail turismo@cm-vvrodao.pt, com indicação do momento em que se inscreve (período da tarde).

Partilhar: