VILA VELHA DE RÓDÃO: “Poesia, Um Dia” está de regresso

Entre 18 e 21 de setembro

VILA VELHA DE RÓDÃO: “Poesia, Um Dia” está de regresso

O encontro literário “Poesia, Um Dia” está de regresso a Vila Velha de Ródão para a décima edição que conta, mais uma vez, com a direção do poeta, dramaturgo e ficcionista Jaime Rocha e tem como convidados da residência literária da Foz do Cobrão os poetas José Anjos e Francisca Camelo.
É uma organização da Biblioteca Municipal José Batista Martins (BMJBM) e visa “celebrar o aniversário daquele espaço e promover o texto poético”.
De acordo com o programa disponibilizado pela câmara de Ródão, o início do evento tem lugar dia 18, sábado, pelas 10:00, na BMJBM, com uma reunião extraordinária do Clube de Leitura de Autores Clássicos, dinamizada pelos investigadores Maria Etelvina Santos e João Barrento, que abordará a influência de Hölderlin e Fernando Pessoa em Maria Gabriela Llansol, autora cujos textos são a principal fonte de inspiração da ação da BMJBM no biénio 2021/2022, especialmente o seu conceito de espaço edénico.
Autor de “Goethe, o Eterno Amador”, João Barrento foi também convidado para apresentar na BMJBM, às 11:30, esta obra que nos traz uma biografia pessoal e literária de Johann Wolfgang von Goethe, escritor, homem de estado, advogado e pensador versátil, nascido na Alemanha em 1749.
De tarde, o programa prossegue na Foz do Cobrão, na esplanada do restaurante Vale Mourão, onde às 15:00 tem lugar a iniciativa “Lisliubliana – Poemas Cruzados Portugal Eslovénia”, com a participação dos poetas Alja Adam, Aljaž Koprivnikar, Brane Mozetič, Gregor Podlogar, Margarida Vale de Gato, Miguel-Manso e Tiago Patrício. Segue-se, às 17:30, a apresentação da editora Gigante (Pequenas Edições), com direção de Miguel Manso, Patrícia Lino e Margarida Vale Gato.
No domingo, 19 de setembro, às 15:00, celebra-se o 13.º aniversário da BMJBM com uma visita ao projeto artístico “Manicómio”, seguida de leitura de textos de poetas loucos com a participação de Cláudia R. Sampaio e Nuno Moura.
Na segunda-feira, 20 de setembro, às 16:30, a BMJBM acolhe uma conversa sobre cinema envolvendo cineastas sedeados ou naturais dos concelhos de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Sertã, e outros interessados. Às 19:00, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, estreia o filme “Passagem dos Elefantes”, de Miguel-Manso e João Manso com a participação de António Poppe, uma atividade que integra o programa da iniciativa Rail Fest (www.railfest.pt).
O “Poesia, Um Dia” chega ao fim na terça-feira, 21 de setembro, com a realização do encontro “Literatura (d)e Viagem”, às 17:00, durante o qual Carlos Vaz Marques conversará com os poetas Jaime Rocha, José Anjos e Francisca Camelo sobre livros que iniciam viagens, outros que são o fim de uma aventura geográfica e outros ainda que são lidos e escritos sem outro movimento que não o dos textos que atravessam tempos e lugares. Esta atividade integra o programa da iniciativa Rail Fest e tem lugar a bordo do Barco da Vila Portuguesa. Segue-se, às 19:00, na zona de lazer do cais do Tejo, a sessão de encerramento desta edição do “Poesia, Um Dia”.
Todas as atividades deste encontro literário seguem as normas e orientações da Direção Geral de Saúde em vigor, sendo o uso de máscara obrigatório, e implicam inscrição prévia para os contactos da BMJBM (telefone 272 540 308 ou e-mail biblioteca@cm-vvrodao.pt), até ao dia 10 de setembro.

Partilhar: