VILA VELHA DE RÓDÃO: Projeto itinerante “Creactivity” em Ródão

Dias 25 e 26 de outubro.

VILA VELHA DE RÓDÃO: Projeto itinerante “Creactivity” em Ródão

O projeto itinerante “Creactivity” vai passar por Vila Velha de Ródão nos próximos dias 25 e 26 de outubro. Como descreve a câmara de Ródão em nota enviada à comunicação social, este é “um espaço destinado às crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos, concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade junto da comunidade escolar e familiar e fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples.”
Promovido pelo BPI e a Fundação “La Caixa”, através do seu programa EduCaixa, com o apoio do Município de Ródão, o “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro estacionado junto à Casa de Artes e Cultura do Tejo, que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada e equipada por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos realizarem, lê-se na referida nota.
Neste espaço, os alunos podem participar em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias. O espaço dispõe de várias áreas para implementar diferentes habilidades, como, por exemplo, a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, ou a zona da Luz, com o sistema stopmotion.
Caracterizado pelas suas componentes lúdica e colaborativa, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Outras competências mais transversais também são trabalhadas, como hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e criação e realização de projetos.
Estes workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 18 anos, bem como a grupos familiares. Um animador orienta as crianças através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados. As sessões têm uma duração estimada de 60 minutos.
A atividade é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória (com indicação de nome, idade e contacto telefónico), que deve ser feita até ao dia 22 de outubro, sexta-feira próxima, através do e-mail da Casa de Artes e Cultura do Tejo (cactejo@cm-vvrodao.pt).

Partilhar: