VILA VELHA DE RÓDÃO: Tiago Fonseca vence Aquabike

Campeonato Nacional disputou-se no cais fluvial de Ródão.

VILA VELHA DE RÓDÃO: Tiago Fonseca vence Aquabike

Este fim-de-semana de 30 e 31 de outubro, Vila Velha de Ródão acolheu o Campeonato Nacional de Aquabike (JetSki e Motas Água), uma competição organizada pela Federação Portuguesa Motonáutica (FPM), com o apoio do Município de Vila Velha Ródão e da Celtejo, que incluiu a quarta e última prova pontuável dos Campeonatos Nacionais de Circuito e Enduro.
Com cerca de 25 participantes, esta prova de motonáutica, na disciplina de aquabike, decorreu junto ao cais fluvial de Ródão com um circuito idêntico ao do Campeonato do Mundo de F2, disputado no mesmo local, no passado dia 17 de outubro.
Foi vencedor Tiago Fonseca que, à Rádio Condestável destacou a constante “boa prestação” das motos que “nunca avariaram e consegui acabar as mangas todas desde o princípio do campeonato. Foi essa a minha vantagem”, disse.
O segundo lugar do pódio foi para André Correia que tinha ganho já o primeiro lugar na categoria de GP2, este foi “um acréscimo”, disse à Rádio Condestável.
Quanto ao campeão em título, Miguel Martins, ficou-se pelo terceiro lugar depois de uma avaria na moto o ter feito desistir. Apesar de tudo deu os parabéns ao vencedor e destacou o sítio (Rio Tejo) onde correu classificando-o de “fabuloso”.
O concelho de Vila Velha de Ródão é, cada vez mais, sinónimo de desportos náuticos motorizados e Luís Pereira, presidente da câmara municipal, pretende continuar esta dinâmica de “apostar neste plano de água com o enquadramento das Portas de Ródão ao fundo”. O objetivo é “transformar este cenário natural um palco de atividades desportivas ao longo do ano e que projetam uma grande dinâmica no concelho”, disse. Contribuem para esta dinâmica, não só as provas oficiais em si, mas também, e fruto das condições que foram sendo disponibilizadas, o facto dos atletas escolherem Vila Velha para treinarem várias vezes por ano. Deste modo também os estabelecimentos hoteleiros e de restauração ficam a ganhar.
As boas condições existentes neste concelho para a prática de desportos náuticos levam a que Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, apelide Vila Velha de Ródão como a "Capital da Motonáutica". Igualmente em declarações à RC elogiou a “mente aberta” do município que “vê as condicionantes pela positiva”, notou.
Paulo Ferreira havia ainda de dizer que, como prémio para os municípios que durante a pandemia responderam afirmativamente à realização de provas, nos próximos anos é a Federação Portuguesa de Motonáutica a fazer questão de realizar estas provas nos seus territórios.

Partilhar: