SERTÃ/Soprei: Projeto de gente sincera e lutadora comemora 50 anos
Desde 1973 ao serviço do comércio tradicional, a Cooperativa Abastecedora de Mercearias, Soprei, com sede na Sertã, encontra nos seus clientes e associados os maiores aliados para o sucesso deste projeto que começou há 50 anos.
Foram 12 os seus fundadores. Uniram as suas forças para terem melhores condições comerciais. Fizeram crescer o número de associados e a Soprei foi fazendo o seu caminho, em paralelo com mais 40 cooperativas do mesmo género. Os tempos mais difíceis foram deitando por terra muitas delas mas a Soprei foi sobrevivendo e hoje é a única no país.
Uma gestão ponderada e de responsabilidade que contribui para meio século de uma história construída a pulso e com a visão e perspicácia, essencialmente de António Nunes, gerente da cooperativa durante 45 anos, e recentemente falecido.A Soprei nunca estagnou e o futuro está a ser construído todos os dias com expansão de área de abrangência, aumento do número de clientes e consequentemente de receita. É detentora de duas lojas próprias, em Pedrógão Grande e em Ponte de Sor e presta, entre outros, um serviço de apoio aos clientes na modernização dos seus espaços.
A passagem para as novas instalações na Zona Industrial da Sertã, permitiu-lhes ter um espaço mais amplo, agradável e funcional.
O serviço é de excelência e a ambição é ser o Cash & Carry mais evoluído da zona Centro.
Perspicácia, visão de futuro, sorte, sexto sentido apurado, trabalho, persistência, dedicação, eficiência e acima de tudo sinceridade, são algumas das características das gentes que fizeram, fazem e farão parte desta casa.
Ao longo deste ano de 2023 a cooperativa está a realizar diversas iniciativas, sendo uma delas a Gala Comemorativa, já este dia 30 de junho.
Antes desta comemoração, a Rádio Condestável esteve à conversa com vários responsáveis pelo sucesso deste projeto.
Carlos Marçal, José Luís Santos, António Simões, José João Pinto e Rui Pires, todos pertencentes à direção e Jorge Farinha, o empregado mais antigo desta casa, partilham connosco vários momentos da vida da Soprei e a que se deve o sucesso desta casa.