Imprimir

Duas equipas de Eco-Cozinheiros do Instituto Vaz Serra (IVS) de Cernache do Bonjardim apresentaram, no passado dia 29 de março, em Portalegre, as Eco-Ementas, naquela que foi a fase regional do concurso, sendo que ambas a ementas passaram à final nacional, que irá decorrer no dia 30 de abril, em Lisboa, informa a escola em nota à imprensa.

Recorde-se que a atividade dos Eco-Cozinheiros é promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, do Programa Eco-Escolas. A prova está organizada em escalões, sendo que o IVS foi representado por duas equipas. Uma das equipas constituída por alunos do 8.º ano, apresentou-se ao escalão 2, destinado a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A outra equipa constituída por alunos do 12.º ano apresentou-se ao escalão 3, para alunos do ensino secundário, profissional e universitário.
No escalão 2 a ementa a concurso era composta por creme de abóbora com agriões, bifinhos de peru grelhados com arroz e legumes salteados, ananás com morangos e sumo de laranja natural. No escalão 3 concorreu creme de cenoura, bifinhos de frango grelhados com arroz e legumes salteados, kiwi laminado e sumo de laranja natural.
Para chegar à fase da participação regional, as ementas propostas pelas equipas foram submetidas a um processo de pré-seleção, devendo ser nutricionalmente saudáveis, equilibradas, variadas. Obedecerem igualmente a um critério de sustentabilidade, nomeadamente no que diz respeito à origem e modo de produção dos ingredientes, água, resíduos ou energia, entre outros.

Foram tidos em conta também o número de elementos da comunidade envolvidos (alunos, funcionários, professores, pais) e grau de integração dos mesmos, bem como a descrição das principais etapas do processo de elaboração.
Nas provas realizadas no dia 29 em Portalegre, cada equipa preparou e apresentou as ementas previamente programadas, dentro de tempo limite, sem intervenção de adultos.
De acordo com o IVS, que deu os parabéns aos alunos participantes e a toda a comunidade educativa, “o intuito da participação nestas atividades serve para o propósito de afirmar a qualidade do trabalho dos alunos que frequentam o IVS, de promover a sua autoestima, mas sobretudo, para incentivar a comunidade a alterar e a adotar hábitos de vida saudáveis”.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2021
Ontem
26811
Este mês
157699
Total
27698916
Visitantes Online
16