SERTÃ/EN2: Caminhos que ligam e que unem

Rádio Condestável emite conjunto de sete programas sobre a EN2.

 SERTÃ/EN2: Caminhos que ligam e que unem

A Estrada Nacional 2 completou este ano de 2020, 75 anos de existência. Foi projetada no início de 1930, sob a tutela de Duarte Pacheco mas só 15 anos depois foi dada como concluída. Atravessa o país de norte a sul em 739,26 km de extensão, sendo a única na Europa com tais características. Semelhante a esta, existem outras duas no mundo, designadamente a Route 66 nos Estados Unidos e a Ruta 40 na Argentina.

A EN 2 liga Chaves a Faro e ao longo do seu traçado passa por 35 concelhos. Na sua maioria, resulta da renumeração de estradas já existentes, no entanto, muitos troços foram construídos entre 1930 e 1945 e nos anos seguintes.
Esta é uma estrada mítica, com episódios vários e que, ao longo de muitos anos marcou as terras por onde passa. Os tempos foram-se ajustando, entre outros aspetos, à evolução económica, financeira, tecnológica, cultural e turística e a EN2 foi ficando, no mesmo sítio, assistindo ao consequente abandono territorial. No entanto, 71 anos depois da sua criação, a EN2 começou a reinventar-se. Em 2016 foi criada a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 e desde então, esta estrada nunca mais foi a mesma.
Ao longo de sete programas, a começar no próximo dia 7 de dezembro, a Rádio Condestável vai ajudar o ouvinte e o leitor a conhecer mais de perto, este itinerário que tem no concelho da Sertã um dos seus pontos nevrálgicos.
Assim, no dia 7 de dezembro apresentaremos o projeto da Associação de Municípios da Rota da EN2. No coração da EN2 vamos sentir o pulsar do projeto nos Municípios da Sertã, Vila de Rei e Pedrógão Grande, o impulso turístico do mesmo e os aspetos culturais mais marcantes para quem já fez esta estrada.
Dia 8 de dezembro falaremos de uma rota turística com paragens em alguns cafés situados às portas da EN2 e explicaremos a dinâmica dos passaportes.

No dia 9, explicaremos esta estrada de cultura onde a Sertã marcou presença desde o minuto zero, que leva escritores e realizadores, profissionais e amadores a escrevê-la e a fotografá-la, a idealizar diários e a deixar perpetuado um sentir único desta estrada que continua a ser mítica.
Dia 10 de dezembro, olharemos para a ementa gastronómica deste concelho, dando a conhecer os produtos que mais identificam a Sertã e os reflexos que a afluência de turistas trouxe este ano para a restauração e para o pequeno comércio.
Marco de desenvolvimento, esta via rasga a Zona Industrial da Sertã onde várias empresas têm sentido de perto o impacto deste projeto e é isso mesmo que lhe daremos a conhecer dia 11 apresentando os “caminhos da indústria na EN2”.
No sábado, dia 12, apresentaremos diversos modos de saber fazer, e a forma como também o artesanato ganhou com este projeto. Apresentaremos o trabalho de três artesãos concelhios e de um projeto que dá corpo e alma a muitos mais.
Se os de fora aqui passam, os de dentro daqui saem para fazer este percurso e conhecer outras paragens e é com essa visão que terminará este conjunto de programas, no dia 13 de dezembro.
Apanhe boleia connosco entre as 10:00 e as 11:00, no programa Bom Dia Região.

Partilhar: